06 de Fevereiro de 2025

Armazenamento em baterias será essencial para o setor brasileiro de datacenters

A necessidade de gerenciar a intermitência, menores riscos e custos de cortes (curtailment), criam uma boa oportunidade de investimento para armazenamento de energia no Brasil.

Quando se fala de datacenter, sabemos que o suprimento de energia é um dos principais itens. E ele tem algumas características. Ele é locacional, é um suprimento de energia que precisa ser constante, estável, muito confiável e, ao mesmo tempo, competitivo e renovável.

Apesar da capacidade hidrelétrica substancial do país, a intermitência da energia solar e eólica impactou a estabilidade da rede, acelerando a demanda por armazenamento em bateria para equilibrar a oferta e a demanda e reduzir os cortes.
 

Por que a Índia está apostando alto no armazenamento de energia


Estima-se que a demanda por novos data centers para conexão à rede elétrica no Brasil chegará a 4,8 GW em 2030 e 9 GW em 2035. Estas projeções são baseadas em solicitações de novos projetos protocoladas no Ministério de Minas e Energia.

Diferentes empresas de datacenters estão analisando investimentos e parcerias em armazenamento de energia em bateria, além de PPPs e projetos de autofornecimento renovável.